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terça-feira, 18 de outubro de 2011

Fabricantes ajudam no controle do álcool

Publicado no Valor Econômico em 26/09/2011

A partir deste mês, quem comprar uma cerveja ou qualquer bebida alcoólica nos supermercados da rede Pão de Açúcar deverá ser surpreendido com uma nova regra: provar que é maior de idade. Por meio do código de barras, um sistema no caixa identifica automaticamente a bebida alcoólica. O funcionário pede a cédula de identidade e insere no sistema o RG e a data de nascimento do consumidor. Caso a pessoa seja menor de idade, a compra não será efetuada. O programa teve início em 395 lojas da redes Pão de Açúcar, Extra e Assaí dos Estados de São Paulo e do Paraná, como resultado da parceria com a Ambev para coibir a venda de álcool a menores de 18 anos. Um filme publicitário também será veiculado na televisão para alertar que a bebida deve ser consumida apenas por maiores de idade.


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 "Nossa campanha é para aqueles que fazem uso inadequado do produto, ou seja, para o menor e para quem bebe sem moderação", afirma Milton Seligman, diretor de relações corporativas da Ambev. Segundo ele, a Ambev não possui o valor obtido com a venda de bebidas para menor de 18 anos, nem quanto deixará de ganhar com a restrição de venda a esse público. "Apenas 12% dos brasileiros bebem de forma irresponsável. Não estamos interessados nesse tipo de lucro", afirma.

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Estão de parabéns pela iniciativa, que não é inócua, pois já presenciei a negativa na venda de bebidas a menores no Extra Santos, num sábado a noite. O segurança foi chamado e o menor foi proibido de levar as bebidas.


Sabemos que os jovens maires de 18 anos acabam fazendo a compra e servindo a bebida aos amigos menores de idade, mas aí não cabe aos estabelecimentos coibir, cabe à sociedade denunciar e solicitar presença policial.

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