A partir deste mês, quem comprar uma cerveja ou qualquer bebida alcoólica nos supermercados da rede Pão de Açúcar deverá ser surpreendido com uma nova regra: provar que é maior de idade. Por meio do código de barras, um sistema no caixa identifica automaticamente a bebida alcoólica. O funcionário pede a cédula de identidade e insere no sistema o RG e a data de nascimento do consumidor. Caso a pessoa seja menor de idade, a compra não será efetuada. O programa teve início em 395 lojas da redes Pão de Açúcar, Extra e Assaí dos Estados de São Paulo e do Paraná, como resultado da parceria com a Ambev para coibir a venda de álcool a menores de 18 anos. Um filme publicitário também será veiculado na televisão para alertar que a bebida deve ser consumida apenas por maiores de idade.
Sussumu Honda, presidente da Abras: divulgação de
iniciativas a todos os 80 mil associados de redes varejistas
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Estão de parabéns pela iniciativa, que não é inócua, pois já presenciei a negativa na venda de bebidas a menores no Extra Santos, num sábado a noite. O segurança foi chamado e o menor foi proibido de levar as bebidas.
Sabemos que os jovens maires de 18 anos acabam fazendo a compra e servindo a bebida aos amigos menores de idade, mas aí não cabe aos estabelecimentos coibir, cabe à sociedade denunciar e solicitar presença policial.
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