Traduza o Nomade

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Caminho Nomade pelas cervejas artesanais (Parte 1)

Como despertei meu interesse por cervejas especiais?


Bom, acho que tem bastante a ver com genética, como já disse no artigo "Programação genética faz europeus consumirem mais gordura e álcool", tenho descendência européia, mesmo assim o gosto por cervejas demorou a chegar.

Já maior de idade, nas saídas de finais de semana com amigos, experimentava as cervejas que estavam disponíveis por aqui e não conseguia realmente gostar. Gostava dos sabores das bebidas ditas "quentes", conhaques, vodcas, licores, vinhos.

Mas naquela coisa "pós-adolescente/inconsequente", no calor dos verões, tomava uns copos para acompanhar as porções de fritas, calabresas aceboladas, manjubinhas, etc... Acabava caindo bem, refrescante e tal...

Virei consumidor da que "desce redondo", eventualmente aceitando as sugestões do "experimenta!" e outras propagandas, mas acabava dando razão a um cliente que freqüentava minha barraca de lanches no parque de diversões em Peruíbe, litoral sul de SP. Quando eu falava que a marca que ele tomava tinha acabado, ele me dizia: "depois da segunda garrafa, todas ficam iguais, pode abrir qualquer uma".

Na época realmente não haviam opções e acabamos adequando o nosso paladar ao que temos ao nosso alcance.

As malzebier me agradavam mais, afinal, tinham algum sabor. Quando apareceu a Kaiser Bock, eu achei sensacional, mas só entrava em cena no inverno.

Tudo isso sem nunca desconfiar que, citando Arquivos X, "The truth is out there" (a verdade está lá fora), não sabia que mundo afora haviam tantos outros estilos de cervejas.

Descobri esta miríade de possibilidades na década de 80, através de um livro que comprei na banca de jornais que fica até hoje na estação rodoviária do Jabaquara - SP (prometo que quando achar o livro posto ele aqui). Era um livro que ensinava a fazer cerveja em casa, mas na época só passei vontade, não conseguia achar os insumos em lugar algum. O livro acabou indo para a estante e o interesse em produzir cervejas em casa acabou adormecido, mas o paladar continuava achando que faltava alguma coisa nas brejas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário