Traduza o Nomade

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

domingo, 21 de agosto de 2011

Cultura Cervejeira: A luta agora é na política!

Postado no Brejas por Mauricio Beltramelli em 17/08/2011

(Foto: Bernardo Couto)

Cervejeiros com o deputado federal Paulo Pimenta


No final de julho, BREJAS noticiou que estava em trâmite mais um projeto de lei que objetivava aumentar ainda mais a carga tributária sobre as cervejas. Ante a gritaria geral dos cervejeiros na internet, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), já de reunião marcada para ouvir o setor, solicitou ao Congresso o arquivamento da propositura.
A reunião aconteceu na última segunda-feira, 15 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, com proprietários de cervejarias artesanais, cervejeiros e demais representante do chamado “negócio cerveja”. Este escriba, embora convidado, não pôde comparecer em virtude de compromissos assumidos anteriormente à marcação da data. O texto adaptado abaixo é de Nicholas Bittencourt, editor do blog cervejeiro Goronah.

O que rolou no bate-papo

A troca de idéias iniciou com o deputado Paulo Pimenta mostrando que havia feito o dever de casa: Ele começou observando o que o mercado nacional de cervejas poderia aprender com o do vinho.
Há alguns anos, em eventos oficiais do governo brasileiro, em território nacional ou em embaixadas no exterior, servia-se apenas vinhos importados. Graças à negociações com o então presidente Lula, em razão do crescimento da produção em território brasileiro, passou-se a priorizar os vinhos nacionais nesses eventos.
Como o derivado da uva é de livre transação no Mercosul, bebidas do Chile e da Argentina chegam ao Brasil em vagões para serem envasadas aqui. Os produtores nacionais se organizaram então no chamado Instituto Brasileiro de Vinhos (Ibravin), que tem como objetivo realizar pesquisas e negociações para o setor.

Para ler mais clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário