Traduza o Nomade

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

domingo, 21 de agosto de 2011

Hamonização de cervejas e Pearl Jam

Postado no Homini Lúpulo em 01/08/2011

Pearl Jam
Em novembro a banda estará em turnê pelo Brasil, mas tão logo os ingressos vão sendo comprados já vamos entrando no clima. O Pearl Jam, com mais de 20 anos de estrada, vem ao Brasil pela segunda vez para delírio dos fãs. Os shows acontecem no mês de novembro, em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. E nada melhor do que se preparar para este show ouvindo o som grunge liderado por Eddie Vedder combinado com boas cervejas. Então, vamos às dicas desta harmonização tão especial, que mais uma vez está aberta à participação de todos:

Black – a música, composta por Eddie Vedder e Stone Gossard, começa lenta, mas de ampla amargura. A letra fala da dor de não ter ao lado a pessoa amada.
Qual cerveja harmoniza? Colorado Demoiselle. Por que? A letra traz a marca do amargor e a escuridão, tendo no título o Preto. Esta cerveja do estilo porter é tão negra quanto a solidão do autor, e pode ser degustada enquanto se sonha com dias melhores.
Jeremy – cada vez mais atual, ela fala de uma criança reprimida e sem atenção dos pais, que um dia coloca para fora esta situação. A sugestão de harmonização ficou por conta do blogueiro Pedro Cervejeiro:
Qual cerveja harmoniza? Wee Heavy, da Bodebrown. Por que? Pedro escolheu esta cerveja medalha de ouro pelo seguinte motivo:  “pense ao sentar-se por o Jeremy e abre-se a Wee. Aí vem aquela explosão de aroma, no primeiro gole sabores destacam-se e aquele som de fundo destacando sua apreciação. Sinto-me realizado, não quero mais nada apenas curtir meu som e minha Wee.”
Do the Evolution – esta música é uma crítica à forma como a evolução humana tem acontecido, à atual sociedade de consumo e ao homem ser escravo das máquinas. O clipe da música é fantástico, quem não viu está perdendo. A sugestão foi de Carolina Gama, do blog Circuito de Botecos.
Qual cerveja harmoniza? Hardcore IPA, da Brew Dog. Por que? “É um privilégio assistir ao vivo o Pearl Jam. Momento incrível do show é quando começa a tocar Do The Evolution. Nada melhor que saborear, nesse momento, uma Hardcore IPA. Cerveja amarga, diferente e que proporcional sensações intensas na sua boca.” 
Go – a pesada canção do Pearl Jam foi escolhida por Marta Ramos, via Twitter.
Qual cerveja harmoniza? Perigosa Imperial IPA, da Bodebrown. Por que? A associação da banda com a cervejaria é antiga. Marta lembra que o primeiro tweet visto por ela da Bode foi justamente sobre uma brassagem ao som de Pearl Jam. “A melhor de todas as combinações é com a Perigosa, Imperial IPA! Muito Power! Go! Go! Go! Go! Go!”

Last Kiss – esta canção relata a morte da amada em um acidente de carro. A escolha foi de Luciana Becharat:
Qual cerveja harmoniza? La Fin du Monde, da Unibroue. Por que? Perder a amada já deve ser algo próximo do fim do mundo. Luciana explica porque excolheu esta tripel canadense: “o cara perde a mulher por causa de um acidente onde ele estava dirigindo, e tu quer MAIS motivos para ele encher a cara até…”
Yellow Ledbetter- mais uma vez, um post sobre rock não poderia deixar de fora o Alencar, da KudBier, a cerveja mais rock do Brasil!
Qual cerveja harmoniza? Yellow Ledbetter, da Kudbier. Por que? Quem responde é autor da cerveja: “nossa pilsen leva uma generosa carga de lúpulos americanos de aroma plantados no Oregon, estado americano que faz divisa com o estado de Washington, de onde veio a banda. O nome também é uma referência à coloração da cerveja, que é encorpada, lupulada e não filtrada – exatamente o contrário do que o grande público conhece como pilsen aqui no Brasil.” 
Man of the hour- esta dica foi do Fio Cavallari, do blog BeerHacking:
Qual cerveja harmoniza? World Wide Stout, da Dogfish Head. Por que? Vamos deixar o Fio dar sua explicação: “as duas são pra curtir bem devagar… E Malt Waves don’t beg forgiveness.”
Alive - um dos maiores clássicos da manda de Seatle, a harmonização ficou por conta de Nicholas Bittencourt, do Goronah:
Qual cerveja harmoniza? Coruja Extra Viva. Por que? A Coruja se entitula a cerveja viva, pois ela não é pasteurizada. Nicholas: “Como a Coruja de orgulha de ser uma cerveja viva, as leveduras estão felizes e cantado “I’m still alive!”, como o refrão.”
Better Man - outro clássico da banda, esta triste história de uma mulher que se ilude se fazendo crer que não pode encontrar um homem melhor. A combinação ficou a cargo de Bárbara Soares:
Qual cerveja harmoniza? Pilsener Urquell. Por que? Trata-se da precursora do estilo pilsen, o mais difundido pelo mundo. “Entre as músicas que eu mais curto do Pearl Jam, está Better Man. É triste, melancólica, ligada ao tempo e a mentiras, mas com a esperança de algo melhor. Sendo assim, acho que a theca Pilsner Urquell combina muito bem. Ótima para refrescar a cabeça e pensar em dias melhores.”
The Fixer - a escolha desta música foi feita por Guilherme Schwinn, do blog Gastrobirra:
Qual cerveja harmoniza? Vivre pour vivre, da FalkeBier. Por que? The fixer poderia ser traduzido como aquele que repara ou conserta. “Algo que estragou a cerveja e foi consertada surgindo a melhor cervaja nacional.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário