Durante as duas últimas semanas de julho estive na pequena cidade paulista de Águas de São Pedro. Minha missão era das mais nobres que poderia imaginar na minha carreira cervejeira: Fui professor de uma das Turmas do Curso de Formação de Sommelier de Cervejas da Doemens Akademie (Alemanha) em parceria com o Senac. E posso dizer que foram semanas extraordinárias, verdadeiramente inesquecíveis.
No Grande Hotel Águas de S. Pedro, que serve também de escola ao Senac, ficamos eu e a maioria dos alunos em regime de completo internato. Isso se deu porque quase todos nós éramos vindos de outras cidades e estados. Aliadas aos horários implacáveis das aulas — de segunda a sábado, das 8 às 18 –, essas condições possibilitaram uma verdadeira imersão no mundo da cerveja.
E a Turma mergulhou fundo nesse fascinante oceano de informações. Dia após dia, foi maravilhosamente gratificante perceber a evolução de cada aluno, antes assustado por “não perceber nada” nas cervejas que estavam sendo degustadas, à medida do tempo, fazendo brilhar os olhos por cada descoberta.
Para ler mais clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário