A data foi criada pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) em 5 junho de 2009, durante a feira Expocachaça, em Belo Horizonte, para homenagear este símbolo brasileiro, a nossa cachaça.
Foto: Elderth Theza/Divulgação |
A proibição era uma forma de incentivar o consumo de uma bebida produzida pelos portugueses a partir do bagaço da uva, chamado bagaceira. A elite bebia a bagaceira, o vinho. Mas para os escravos, era jogado o restolho da cana de açúcar, que era a cachaça.
Eu acredito que por isso, ainda hoje a cachaça é descriminada, em geral considerada uma bebida menos nobre. Nós brasileiros devemos começar a cultivar e valorizar nossas tradições. Nossa cachaça é muito apreciada e valorizada lá fora. Suas garrafas são compradas a preços que se aproximam ou até mesmo superam bebidas típicas em outros países.
Atualmente grendes Chefs, a utilizam em suas receitas, substituindo por exemplo o Cognac, normalmente utilizado para flambar.
Assim como o vinho, a cerveja, a vodca, cada detalhe conta na hora de apreciar, uma taça com a boca num formato mais aberto faz com que o cheiro forte do álcool não atrapalhe na hora de degustar a cachaça.Atualmente grendes Chefs, a utilizam em suas receitas, substituindo por exemplo o Cognac, normalmente utilizado para flambar.
Foto: Flávia Cristini/G1 |
Boa Mesa de Fernanda Lopes
Caipirinha perfeita da Folha
Cartão comemorativo
Receitas UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário