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terça-feira, 6 de setembro de 2011

Microcervejarias de Ribeirão Preto investem agora em chope gourmet

Fonte: Folha de S. Paulo, Ribeirão C4, 04/09/2011


Em busca de novos consumidores, as microcervejarias de Ribeirão estão investindo em chope gourmet.

A Colorado pretende lançar, nos próximos seis meses, dois novos chopes: Brown Ale, com castanha do Pará, e o Vixnu. "Fizemos uma testagem [da Brown Ale] com cerca de 2000 litros e foi incrível a aceitação. As pessoas estão dispostas a mudar de paladar", afirma a gerente de marketing Bia Amorim.

Lá, a produção de hope corresponde a 40% dos 70 mil litros produzidos por mês. A cervejaria pretende expandir a produção da bebida e de cerveja, que deve ser destinada para exportação.

"O nicho do chope tem crescido com a abertura de bares 'multicerveja', como o Colarinho, do Rio, e o Biergarten, de Ribeirão, cada um com pelo menos meia dúzia de chopes diferentes", diz Marcelo Carneiro da Rocha, presidente da Colorado.

A Cervejaria Invicta abriu as portas no último dia 24 em Ribeirão com o chope gourmet Imperial India Pale Ale como destaque.

Com 8% de teor alcoólico (o chope pilsen tradicional tem cerca de 4%), o chope é produzido com cinco tipos de maltes. "A cerveja deve começar a ser servida em quatro meses", a firma o engenheiro de produção e proprietário Rodrigo Silveira.

Além do pilsen, outros seis tipos de chopes e cervejas artesanais farão parte da carta de bebidas da nova casa.

A idéia é que a versão pilsen fique fixa no cardápio e que as bebidas especiais sejam rotativas.

Na contramão do mercado paulista, a cervejaria Borck, de Timbó (SC), investe apenas na versão tradicional para crescer.

"Fazemos mil litros de chope de trigo a cada três meses porque o mercado deles aqui no Sul ainda é reduzido", afirma o gerente comercial da cervejaria Luciano Martins.

A empresa investe no abastecimento local. "Produzir em pequena quantidade e com qualidade é nossa característica."

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